Aquecimento Central

img-acentral-1
img-acentral-2
img-acentral-3
img-acentral-4

Aquecimento Central

Ao produzir calor centralizado para aquecimento de uma habitação, temos que considerar um meio de distribuição térmico adaptado ao projeto e adequado a cada um dos espaços, de forma a obter uma distribuição com elevados níveis de eficiência energética, tendo sempre em consideração o valor estético e o tipo de utilização de cada divisão da habitação.
Essa distribuição poderá ser feita através de vários meios:
 

Pavimento radiante a água

O Piso Radiante é um sistema de climatização “invisível “constituído por uma rede de tubagens instaladas por baixo do pavimento cerâmico ou outro, permitindo toda a liberdade na decoração do espaço climatizado.
O sistema de piso radiante a água é considerado o sistema de aquecimento com maior conforto e comodidade pelo facto do calor ser distribuído de forma natural e uniforme, permitindo a regulação individual da temperatura em cada um dos espaços a climatizar.
Este sistema permite ser utilizado em modo de arrefecimento, sendo ainda possível maximizar este sistema em modo de arrefecimento através de tetos radiantes.

Pavimento radiante elétrico

O Sistema de Piso Radiante Elétrico para aquecimento é executado com recurso a resistências elétricas por baixo do pavimento.
Este sistema tem custos de instalação inferiores aos sistemas de piso radiante a água e permite um nível de conforto bastante elevado, sendo de fácil instalação e adaptação é muitas vezes utilizado na remodelação de espaços, no entanto, o seu custo de funcionamento é superior quando comparado com os restantes sistemas de climatização.

Radiadores

Os Radiadores em alumínio ou em ferro fundido são equipamentos utilizados no aquecimento central das habitações com recurso a regulações individuais em cada divisão da casa.
Existem radiadores com diversas formas e cores, com linhas clássicas ou design moderno e inovador.
Estes elementos de aquecimento emanam calor por convecção ou radiação, permitindo de uma forma rápida atingir temperaturas de conforto nos espaços a climatizar.
Este equipamento permite uma solução mais económica de instalação do que um sistema de piso radiante hidráulico, sendo menos eficiente e com menor conforto do que esse sistema de piso radiante hidráulico.

Ventiloconvectores
Os Ventiloconvectores são equipamentos bastante versáteis e são utilizados no aquecimento e arrefecimento de espaços, existem com linhas estéticas modernas ou sóbrias, e podem ser instalados na parede junto ao chão ou no teto, têm ainda a possibilidade de ser encastrados em paredes ou no interior de tetos falsos, permitindo assim uma maior liberdade na decoração do espaço.
Possuem ainda sistema de filtragem do ar.