Como poupar energia no aquecimento

Radiador

Na União Europeia, o maior uso de energia de uma habitação é o aquecimento central, representando cerca de 51% do gasto de energia total de uma habitação.

A Termocelsius deixa alguns conselhos de maneiras de como poupar energia no aquecimento e aumentar o seu conforto!

 

Considere a eficiência energética

Por cada grau que a temperatura ambiente sobe, o consumo de energia aumenta aproximadamente 6.7%, logo considerar o nível de eficiência energética dos equipamentos que usamos para aquecer a água e escolher um tipo de sistema que esteja equipado com termostatos programáveis ou sistemas de regulação é uma excelente opção para diminuir os gastos de energia no final do mês.

 

Água quente sanitária

O consumo de energia destinado para a produção de águas quentes sanitárias representa cerca de 10% da energia total utilizada numa habitação.

É importante ter um sistema que possa ajustar a sua potência às suas necessidades reais, de modo a ter uma experiência confortável neste serviço imprescindível.

Outra situação onde pode poupar mais é tomar um duche em vez de um banho de imersão, um duche de 5 minutos usa um terço da água relativamente a um banho de imersão.

SAIBA MAIS

 

Cozinha

O gás representa um papel importante no aquecimento de águas quentes, reproduzindo cerca de 40% para o aquecimento de água e 31% para uso na cozinha.

Uma solução simples é desligar o forno antes do tempo de acabar de cozinhar para aproveitar o calor residual. Evite igualmente abrir o forno de forma constante, pois perde muito calor acumulado derivado à capacidade de aquecimento do seu forno.

Outra possível solução que pode ajudar a diminuir este grande gasto é o uso de panelas de pressão ou panelas convencionais, tapando a panela permitirá poupar mais energia pois o tempo para cozinhar será menor.

 

Outros Conselhos:

  • Use a ventilação natural da sua habitação, abrindo as janelas ou portas se possível durante um curto intervalo de tempo, conseguindo desta forma renovar o ar totalmente e mantendo ao mesmo tempo uma temperatura agradável em casa.
  • Se tiver radiadores, evite cobri-los com roupa ou lençóis.
  • Invista se possível em vidros duplos. Ao utilizar esta solução, poderá reduzir perdas de calor na sua habitação até uns incríveis 54% a 64%.

 

Contacte-nos

 

Bibliografia

EUROPEAN COMMISSION DIRECTORATE-GENERAL FOR ENERGY. (Setembro de 2016). Mapping and analyses of the current and future heating/cooling fuel deployment (fossil/renewables) – (2020 – 2030), p. 26.

International Monetary Fund. (Fevereiro de 2022). IMF Working Paper. Electricity Consumption and Temperature: Evidence from Satellite Data, p. 38.

Maghull Double Glazing. (Julho de 2019). How Does Double Glazing Reduce Heat Loss? Obtido de Mag Hull Double Glazing: https://maghulldoubleglazing.com/how-does-double-glazing-reduce-heat-loss/

Simple Energy Advice. (2020). Take showers instead of baths. Obtido de Simple Energy Advice: https://www.simpleenergyadvice.org.uk/measures/take-showers-instead-of-baths